Mundo

Maior avião do mundo faz seu primeiro voo na Califórnia

O maior avião do mundo levantou voo pela primeira vez este sábado no deserto de Los Angeles, depois de anos a ser desenvolvido. A aeronave de seis motores da Stratolaunch Systems, cuja envergadura é de 117 metros (a mesma de um campo de futebol americano) e com 72 metros de comprimento, fez um voo inaugural que durou duas horas e meia.
O avião atingiu uma velocidade máxima de 278 quilômetros por hora e voou a uma altitude de 4.572 metros. Apesar de ter dois cockpits, é pilotado apenas num deles.
Este gigante dos céus foi concebido para lançar satélites para a órbita terrestre e pretende oferecer à NASA, a empresas privadas e às forças armadas uma possibilidade mais econômica de lançarem satélites no espaço.
O aparelho ainda vai ter de realizar mais voos de teste
“Foi um momento emocional ver este pássaro a levantar voo”, referiu o CEO da Stratolaunch Systems, Jean Floyd. A empresa foi fundada em 2011 por Paul Allen, cofundador da Microsoft que morreu em outubro. “Imaginei este momento durante anos, mas nunca o imaginei sem o Paul ao meu lado”, realçou Jean Floyd.
Agora seguem-se mais voos de teste e depois a aeronave terá de ser avaliada e certificada pela Federal Aviation Administration.
Notícias ao Minuto

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.