Brasil

A um mês das provas, saiba o que fazer antes do Enem

Confira dicas do que estudar e como se preparar para o exame nesta reta final. Inep divulgará local dos testes no dia 16 de outubro
Falta pouco para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apenas um mês para a primeira prova, marcada para o dia 3 de novembro. A Segunda será no dia 10, fica a dúvida: ainda dá tempo de estudar? O que fazer neste período que antecede à prova?
Primeiro ponto é revisar os conteúdos. Não adianta querer aprender em um mês a matéria de um ano inteiro de estudo. Agora é hora de rever os principais pontos, ler resumos e tirar dúvidas. Veja os assuntos que caíram nos anos anteriores e revise esse material.
Leia jornais, revistas, sites. Veja o que aconteceu ao longo do ano e se mantenha informado. Assuntos de atualidades surgem nas provas no contexto de algumas questões ou mesmo na redação. Temas como meio ambiente, segurança pública e direitos humanos costumam cair nas provas do Enem. Fique atento.
Aprenda a controlar o tempo. As provas do Enem são longas e cansativas. Muitos estudantes se perdem com o horário e não conseguem completar todas as questões. Para não entrar em pânico no dia do exame, refaça as provas de anos anteriores marcando o tempo. Esse também é um jeito de estudar e rever o conteúdo.
Capriche na redação. Um bom treino é refazer os textos com os temas de provas anteriores. Escreva, corrija, refaça. Preste atenção na norma culta da escrita, leia atentamente a questão e não fuja do tema proposto. Os corretores querem uma linha lógica de argumentação, para facilitar, divida o texto em três partes: a introdução, os argumentos e, por fim, a conclusão.
No dia 16 deste mês de outubro o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve divulgar, pela internet, os locais de prova, endereço e sala de cada participante. Faça o trajeto e veja o tempo que vai levar. Planeje qual o melhor meio de transporte: metrô, carro, ônibus ou mesmo a pé, calcule o tempo gasto e dê uma margem para possíveis imprevistos.
Relaxe. Muitos estudantes estudam demais, não tiram um tempo para o lazer e isso gera mais tensão e ansiedade. Praticar atividade física, além de aliviar o stress, auxilia na memória e no raciocínio. Respirar lentamente ajuda a tranquilizar e isso também pode ser feito até durante a prova. Confie no seu esforço.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.